Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog de AlGo

Por Mena Gomes

Blog de AlGo

Por Mena Gomes

03
Mar17

Li "A Quinta dos Animais"

...e gostei muito

Comprei porque era barato. 3,20€, o preço da revista. Como não a ia comprar se não fosse o livro, não posso dizer que foi oferta. Revelou-se uma boa compra.

 

A história remonta ao "tempo em que os animais falavam", ou seja, é uma fábula, que se pode resumir na frase: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”.

É a frase mais encontrada se procurarmos citações de George Orwell e é a que resume tudo, dizendo pouco.

 

Este livro é uma nova tradução de "Animal Farm", que durante muito tempo circulou por aí como "O Triunfo dos Porcos". Retomar o título original só podia querer dizer coisas boas.

 

As fábulas têm como missão deixar uma moral, que ensina às crianças (e não só) como se devem comportar. Esta, mais do que uma moral, é um retrato do comportamento dos humanos e, se nos deixa um ensinamento, é daquilo que não devemos ser, politicamente, socialmente, nas relações de trabalho...

 

A leitura é leve, divertida até, e é impossível não nos identificarmos com porcos, vacas, galinhas... ou se não nos identificamos, é impossível não dar caras humanas, que tão bem conhecemos, aos animais da quinta, que é, um qualquer país do mundo, com um povo descuidado.

 

ADENDA: A leitura é leve, porque se lê facilmente, mas o tema é pesado e forte.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Mena 04.03.2017

    Tens toda a razão, não me expressei bem. A leitura é leve, o tema é assustadoramente pesado.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.