Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog de AlGo

Por Mena Gomes

Blog de AlGo

Por Mena Gomes

12
Fev18

Então vai poder haver cães em restaurantes

... para surpresa de muitos, não concordo lá muito com a medida.

 

A ideia é boa, claro que sim. Poder levar o Tobias a qualquer parte seria muito bom (apesar de ser tarefa complicada, mas adiante), o problema é que não confio na maioria dos humanos responsáveis pelos animais.

Se há humanos responsáveis, que educaram os seus amigos a ser uns lordes e a comportarem-se bem em todo o lado, há os irresponsáveis, como eu, que os deixam fazer tudo e estão nem aí quando as pessoas dizem: "mas ele é um cão, tem que ter regras".

Estes últimos, dividem-se em duas categorias, os que têm um cão que, apesar de destrambelhado, é meigo e controlável, que é o meu caso, e os que tutelam um cão problemático, pelas mais diversas razões, e cujo humano que o acompanha não é capaz de o controlar.

 

Como todos vão poder entrar: os cães que se deitam debaixo da mesa e dormem e os que foram "educados" para lutar, por exemplo, não acho seguro, nem para pessoas nem para animais.

Não estou a ver o dono de um estabelecimento impedir o dono de um pit bull* (só um exemplo) de entrar e depois de uma pessoa ou outro animal ser atacado por um cão, pouco importa vir a polícia para os retirar do local e apurar responsabilidades. Bem sei que também andam na rua, mas "fechados" num estabelecimento, rodeados de desconhecidos, barulhos estranhos e eventualmente outros animais, é todo um cenário diferente que acho que não está atualmente acautelado.

OK, um ataque de um cão é capaz de ser um caso extremo, mas é o que me assusta, porque baba e pelos por todo o lado não me faz confusão, no entanto, lá porque convivo com o pelo do meu cão com o mesmo à vontade com que convivo com os meus cabelos, isso não quer dizer que toda a gente tenha que sentir o mesmo.

Lá porque adoro o Tobias, isso não significa que toda a gente o sinta e que não possa haver até pessoas que têm medo dele (não tenham a sério, não há necessidade).

Eu não me importo nada de o ver em amena cavaqueira com um outro cão que acabou de conhecer, isso não quer dizer que toda a gente à minha volta tenha que almoçar a ouvir dois cães amigavelmente engalfinhados na galhofa.

 

Detestaria estar a comer com uma cobra ou uma tarântula na mesa do lado, tenho que respeitar quem possa temer um cão.

Num mundo ideal, seria perfeito poder levar os patudos a todo lado, mas vivemos no mundo real, pelo que acho bem que fique ao critério do dono do estabelecimento, o que faz com que, na maioria dos casos, seja proibido na mesma.

Lamento que assim seja, porque adorava viver num mundo ideal, mas é o que temos.

 

*ATENÇÃO: não tenho nada contra pit bulls, tenho é contra alguns donos de alguns deles.

 

 

14 comentários

Comentar post